Moa Cunha se entrega de corpo e alma à fotografia sensual

Publicado por Pedro Albuquerque em

Fotógrafo e videomaker em São Paulo, Moa Cunha combina experiência, conceito apurado e respeito para conduzir ensaios sensuais incríveis!

Conheça um pouco de sua história e trabalho, incluindo alguns belíssimos clicks, através da entrevista a seguir:

Quando e por que você embarcou na fotografia sensual? 

Eu sou fotógrafo há quase 30 anos, mas venho de outros estilos. Embarquei na fotografia sensual com fotos de namoradas há uns 20 anos, porém, foi com minha segunda mulher em 2015 que peguei gosto nesse ramo.

Inicialmente apenas com ela, mas aos poucos ela foi trazendo as amigas para nós 2 fotografarmos. Daí a coisa começou a ficar mais profissional, com investimento em equipamentos, cenários e iluminação. Até 2021 eu fazia uma média de 6 a 7 ensaios sensuais por ano. Depois que eu conheci a galera que cria conteúdo, em 2022, foram 100 ensaios e agora já passou de 350 ensaios. Minha meta é chegar aos 1000 em 2024!

Qual seu tipo de ensaio sensual preferido?

Meu tipo de ensaio preferido são os femininos solo ou em dupla no estilo artístico. Meu estúdio é totalmente planejado em termos de cenário e luz, então posso dizer que o estilo Rembrandt é meu preferido, onde brinco com luzes e sombras.

Não sou fã de flash, só quando necessário, prefiro usar e abusar de leds de vários tipos e tamanhos. Alguns fotógrafos me chamam Mestre Jedi dos leds. Gosto também de luz natural.

Em quais fotógrafos você costuma se inspirar?

  • Rinaldo de Oliveira, meu professor. Seu forte é a fotografia de casamento, mas ele entende bastante de iluminação cênica. Daí meu gosto de fotografia artística!
  • JR Duran, da playboy, me inspira desde criança.
  • Vida Torres, fotógrafa com ótimas referências de poses.

O que considera mais importante para ser um bom fotógrafo, principalmente no nicho adulto?

Respeito pelas modelos é a minha regra número 1. Sempre gosto de deixar a modelo à vontade para que ela defina se serão fotos casuais, sensuais ou de conteúdo adulto.

No meu estúdio há um camarim exclusivo para elas se prepararem. Tenho mais de 350 ensaios no currículo e me orgulho pelos depoimentos que recebo das modelos em relação a forma como as trato e na direção do ensaio.

Há muitas histórias de pessoas que se aproveitam para tocar nas modelos. Jamais toco nas modelos a não ser que elas peçam para ajustar alguma coisa como cabelo ou uma cinta liga por exemplo.

Qual é o ensaio que você mais se orgulha em ter feito?

São tantas histórias e tantos ensaios lindos!

Não me prendo a quantidade de seguidores no Instagram. Para mim, sendo um ensaio feminino, eu me dedico 100%, mas o que mais tenho orgulho são 2 ensaios distintos em locais e datas diferentes, da humorista e influencer Sill Esteves para o OnlyFans. Temos vários sets de tirar o fôlego!

Já aconteceu algum fato inusitado durante o trabalho? Compartilha conosco!

Se não tiver história para contar, não tem graça! Gostaria de citar 2 casos rápidos…

Apesar de já ter feito ensaios de nu artístico, em 2022 ao participar da primeira grande festa de criadores de conteúdo, uma modelo estava inocentemente com o marido em um sofá e me pediu para avisá-la quando o quarto estivesse vago. Quando eu a chamei, só consegui fazer uma única foto instagramável, porque ela já estava tirando a roupa numa velocidade incrível.

Me mantive normal,  apesar de demorar uns segundos para entender tudo, até porque era a minha primeira festa com criadores. Essa cena explodiu minha mente em relação ao fantástico mundo do conteúdo adulto. De lá para cá, pouquíssimas coisas me espantam!

O segundo fato foi durante um ensaio no meu estúdio, onde a modelo simplesmente pediu pra eu fotografar as tatuagens do seu anus. Tanto a situação quanto o estilo das tattoos foram inusitados… corações decorando o caminho da perdição!

Quais as 3 modelos mais famosas que você já fotografou?

Você possui algum outro projeto ou iniciativa que gostaria de apresentar ao nosso público?

Eu tenho paixão por fotografia de vários estilos, e por isso acabei segregando os meus Instas por estilo: @animais_por_ai_ para fotos de animais, @fetiches_por_ai para registrar as várias nuances da sensualidade, @ai.por_ai onde brinco com inteligência artificial, além do mais prazeroso @show_por_ai para shows de música mais no estilo rock, onde tenho investido na filmagem de apresentações para postar no meu canal do YouTube: Show por aí – Moacunha Fotografia. Vem conhecer um pouco dos meus vídeos!

Na hora das fotos, você usa alguma técnica para deixar as modelos mais à vontade?

Sempre procuro conversar antes, quando ainda estamos agendando. Uma das primeiras coisas que eu digo, ainda nos primeiros contatos, é: Traga alguém pra te acompanhar!

Trocamos Whats e algumas referências. De acordo com as que ela mais gosta já entendo o estilo do ensaio, se vai ser um sensual leve ou mais hardcore. Quando vamos iniciar, mostro a elas o camarim para que possam se preparar. Isso é fundamental para que elas se sintam à vontade.

O próximo passo é fazer um tour pelos cenários e mostrar onde costumo fotografar, mas deixo claro logo no começo: Caso eu te peça alguma sugestão que você não curta, simplesmente fale que a gente troca de pose e seguimos o ensaio!

Alguma dica que você gostaria de dar para quem nunca fez um ensaio sensual?

Fotografar uma mulher nua é uma verdadeira poesia… é preciso saber ler os poemas escritos em sua pele. Interpretar a cor da lingerie em cada pose faz parte da poesia da fotografia sensual.

Para que um ensaio sensual saia legal, é preciso haver uma conexão entre a lente da câmera e a modelo, então conversar antes e entender o que ela quer é a melhor receita.

Lembrando que a visão do fotógrafo é totalmente particular e única. O fotógrafo vê a luz e a cena… temos que dirigir, olhar se há alguma coisa que atrapalhe e, principalmente, saber extrair a sensualidade.  Congelar aquele momento em um clique e mostrar a ela o quanto ela é atraente na nossa visão, pois ela já sabe como é se olhar no espelho, mas quando outra pessoa a decifra, há uma espécie de encantamento. O que eu gosto de ouvir é: Nossa, estou apaixonada nessas fotos!

Acompanhe as fotos tiradas pelo Moa lá no Instagram: @ensaios_por_ai

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *