Conheça o Jesus da Foto, referência em fotografia sensual na capital paulista!

Nosso convidado da vez é o fotógrafo, diretor audiovisual e cantor de rap Andreas Ciero… o vulgo Jesus!
Figurinha carimbada nas ruas de São Paulo, principalmente quando o assunto é fotografia sensual e cultura hip-hop, o profissional compartilhou conosco um pouco da sua experiência e história, além de dicas para as criadoras de conteúdo adulto.
Um daqueles papos pra lá de interessantes! Confira:
Há quanto tempo você faz ensaios sensuais?
R: Trabalho com fotografia há 11 anos, desde 2011!
Em 2015 foi quando comecei a fazer os meus primeiros ensaios sensuais, entrando para o Suicide Girls e na sequência chegando às criadoras de conteúdo. Antes eu só trabalhava com moda e havia feito algumas coisas para artistas, por exemplo, fotos de produtoras logo no começo da ascensão do funk.
Mas o estouro mesmo foi no ano da pandemia, onde a maioria das áreas que eu trabalhava antes acabaram caindo, enquanto a produção de conteúdo adulto aumentou, então eu fui muito para esse lado!
Qual seu tipo de ensaio sensual preferido?
R: Gosto muito de todo tipo de ensaio, mas vale mencionar que a minha principal paixão está na captação, mais do que editar!
Tem gente que prefere focar na edição, aquele trabalho todo no computador, mas eu já prefiro tentar ao máximo trazer a foto na melhor qualidade dentro da captação.
Então acabo curtindo todo tipo de locação, acho que uma não anula a outra, mas geralmente prefiro ambientes com a luz controlada, quando eu consigo criá-la. Por trabalhar com iluminação e ser diretor de fotografia, curto muito manipular a iluminação.
Lógico, a luz do sol é irada, mas você tem estruturas até mesmo para rebater a própria, variar entre luz contínua ou flash, criar uma nova iluminação dentro do ambiente, acho que essa é a parte que eu mais gosto!
Em quais fotógrafos você costuma se inspirar?
R: Quando comecei a fotografar sensual, me inspirava bastante em um cara que é da moda e faz uma parada puxada para o adulto também, o Terry Richardson. Um cara muito foda, mas que também é um personagem controverso, então hoje eu já prefiro não me basear muito nele.
Hoje acabo me apegando no pessoal do Brasil. Sou muito fã do Junior Luz, que é um cara que manja muito tanto de iluminação, construção de cena e construção, o cara é um mestre nessa área!
Também curto muito o trabalho de algumas pessoas que eu conheço, tive a oportunidade de trombar, tanto no sensual como em outras áreas da fotografia.
Tem uma mina que eu sou muito fã que é a Steff Lima, ela já fez trabalhos com diversos artigos e revistas, hoje é fotografa do Filipe Ret, a mina é muito foda!
Também sou muito fã de um conhecido meu que é o Valmir Dacil, ele é um profissional incrível, cabuloso, um cara que tira fotos sensacionais e na minha opinião não tem o reconhecimento que merece.
Qual é o ensaio que você tem mais orgulho em ter feito?
R: Na verdade não tenho exatamente um ensaio que me orgulhe mais. Eu tenho muito orgulho do que construí como carreira, a quantidade de pessoas que eu já tive a oportunidade de fotografar.
Assim, tenho muito orgulho dos ensaios de minas que estão começando, buscando uma autoestima, começando às vezes em um conteúdo adulto ou apenas querendo fazer um ensaio para se sentir melhor. Esse tipo de ensaio me deixa muito feliz, empolgado, por saber que ali estou fazendo uma diferença real na vida da pessoa.
A gente acaba tendo um âmbito muito profissional, trabalhando com meninas que já tem um foco e sabem até quanto vão receber ao ter um ensaio, por exemplo, o que afasta um pouco do lado humano do trampo. Eu acredito que fotografia é arte, então é uma forma da gente empoderar as pessoas, fazer com que se sintam bem!
Pode nos contar um fato inusitado que aconteceu durante algum ensaio?
R: Estávamos fotografando um ensaio sensual em uma determinada locação, fazendo umas fotos na beira da piscina. Eu estava dirigindo a menina e haviam outras 3 me esperando para fotografar, aí eu fui falar alguma coisa e dei um passo para o lado, mas não vi que já era a piscina.
Sabe aquelas cenas de desenho animado onde o personagem passa por uma porta em um lugar que não existe chão, olha para um lado, para o outro, e quando olha para baixo cai do nada? Foi essa a sensação!
Daí eu caí na piscina com a câmera, mas por sorte deu tempo de levantá-la, ficar com os braços para cima, e não estava com nada no bolso, então não me ferrei, só fiquei molhado.
As modelos não sabiam se me ajudavam ou continuavam rindo da minha cara! (risos)
Quais as 3 modelos mais famosas que você já fotografou?
R: Já trabalhei com bastante mina foda, alto nível da produção de conteúdo!
Assim, daquelas com mais números e engajamento, já fiz ensaio da MC Mirella, trabalho sempre com a Emme White, e vou aproveitar para citar também uma menina que talvez já teve as redes sociais mais fortes, mas que é uma pioneira no estilo sensual alternativo aqui no Brasil, a Mila Spook. Ela foi uma das pessoas que me abriram caminho dentro do conteúdo adulto, da fotografia sensual, então vou citar esses três nomes.
Você possui algum outro projeto ou iniciativa além dos ensaios sensuais?
R: Além do sensual, adulto e moda, entre outros segmentos, também trabalho com o hip-hop. Sou músico, canto rap há mais de 10 anos e tenho um grupo chamado Ruptura.
Sempre estive na atividade dentro da área cultural, então montei a produtora From Rua para profissionalizar todos os meus trampos, do sensual até a música e algo mais comercial.
Atendemos desde foto, filmagem, design, gerenciamento de mídias, gravação e produção musical, enfim, todas essas áreas dentro do que é criativo, vamos dizer assim, da produção artística.
Estamos completando nosso primeiro ano, para mim é uma satisfação. E enfim, estamos aí sempre na correria!
Gravação do clipe da Mariah com o rapper Salvador.
Como a modelo deve se preparar para um ensaio sensual?
R: Bom, na minha visão, a mina precisa se preparar psicologicamente para o que ela vai fazer. Saber que se trata de um dia importante e ela precisa estar preparada para isso.
Por mais que a luz, o fotógrafo, a direção, tudo ao redor esteja alinhado, o que realmente faz diferença ali para a menina é a atitude dela, a expressão corporal, então é importante estar com o psicológico pronto para se entregar!
O segundo ponto é conhecer e ter confiança no profissional que ela está trabalhando, buscar referências, trocar uma boa ideia com o cara, enfim, se sentir confiante com a pessoa.
E para finalizar, é importantíssimo que a mina veja referências de poses, maquiagens, para saber o que esperar da foto. Principalmente quando a foto tem uma finalidade profissional, monetária, a garota precisa ter uma referência, ver o que outras pessoas estão fazendo, conceitos que às vezes são de fora, de outros mercados, para aplicar dentro do ensaio dela.
Na minha opinião são três pontos que fazem o ensaio fluir melhor. Ah, e beber água. Beber água é importante!
Alguma dica que você gostaria de dar para quem nunca fez um ensaio sensual?
R: Olha, o que eu posso deixar de dica para a menina que está começando agora é a questão do preparo psicológico, voltando à resposta anterior, além de ter muita certeza do que ela quer.
Buscar um profissional de confiança, as referências certas, e o mais importante de tudo: se jogar, se entregar, viver!
Lógico, todos temos vergonha e medo, mas é preciso enfrentar. Se o processo de estar fazendo algo sensual é uma novidade, ela precisa quebrar essa barreira!
0 comentário